Multa não Pode Ser Cobrada de Inquilino Transferido pelo Empregador
01/12/2022 - Aluguel

O parágrafo único do art. 4º da Lei do Inquilinato estabelece que, na hipótese de transferência para prestar serviços em outra cidade, o locatário fica dispensado do pagamento da multa prevista no contrato de locação, desde que promova a comunicação, por escrito, ao locador, com antecedência de 30 dias.
Essa regra da Lei do Inquilinato prevalece sobre a disposição contratual, de forma que, nesta hipótese específica, independentemente que exista uma cláusula liberando a multa somente após 12 meses de vigência da locação. Caso a multa seja cobrada,será considerada cobrança indevida, passível de ação judicia.
Assim, ao receberem a notificação, os proprietários têm que analisá-la, para aferirem a veracidade da declaração do empregador e se a transferência de local de trabalho traz, efetivamente, a necessidade de mudança de residência.
Estando tudo ok, devem ser feitos os procedimentos para rescisão contratual que são: vistoria de saída, entrega das chaves e por fim a rescisão do contrato.
Outras Notícias

Conheça o Seguro-fiança e as vantagens dessa modalidade de garantia locatícia
O seguro-fiança é uma modalidade de garantia que tem se tornado cada vez mais popular no mercado imobiliário. Ele é uma al...
O Que é Preciso para Alugar um Imóvel?
Para alugar um imóvel, as pessoas esbarram em diversas exigências e burocracia, causando dúvidas de tudo que é necess&aacut...
Lei afasta impenhorabilidade no caso de fiança em contrato de locação
A Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), sob a sistemática dos recursos especiais repetitivos (Tema 1...