O Que é Preciso para Alugar um Imóvel?
19/12/2022 - Aluguel

Para alugar um imóvel, as pessoas esbarram em diversas exigências e burocracia, causando dúvidas de tudo que é necessário para alugar um imóvel.
Por outro lado, nem todas as imobiliárias deixam claro tudo que é necessário, causando assim, surpresas de última hora.
Veja abaixo quais são os documentos e tudo que será necessário para a locação de um imóvel:
Documentos exigidos para pessoa física
- cópia de RG e CPF;
- cópia de RG e CPF do cônjuge, se houver;
- certidão de casamento, se for casado(a);
- comprovante de renda mais de três vezes o valor do aluguel, que podem ser Hollerite, carteira profissional, declaração de imposto de renda ou extrato bancário dos últimos 3 meses, lembrando que a renda pode ser composta, ou seja, se o imóvel for alugado por duas ou mais pessoas, as rendas serão somadas;
- comprovante de residência;
- Seguro Fiança: Diferentemente da caução, não exige o pagamento de um valor antecipado.
No seguro-fiança, o valor contratado corresponde a 9,9% do valor do aluguel e é pago mensalmente no mesmo boleto.
Neste caso, é a seguradora que se responsabiliza por cumprir com as obrigações do locatário, caso seja necessário, além de oferecer ao mesmo, alguns benefícios como assistência técnica, etc. - Depósito Caução: É o depósito feito em uma conta bancária, de três vezes o valor do aluguel. Esse valor deve ser depositado logo ao firmar o contrato de locação, e em hipótese alguma deve ser “mexido” durante a vigência do contrato.
Apesar de exigir esse dinheiro imediatamente disponível, a vantagem é que, ao encerrar o contrato, ele é ressarcido ao inquilino com correção monetária pela poupança – desde que a vistoria final não aponte a necessidade de algum reparo no imóvel. - Fiador: Essa prática consiste em deixar um terceiro responsável por arcar com a dívida do aluguel em caso de inadimplência do inquilino. O fiador, deverá fornecer a mesma documentação e comprovantes apresentados pelo inquilino, além de possuir imóvel residencial ou comercial em seu nome, livre de dívidas, financiamento, ou qualquer tipo de impedimento; imóvel este que pode ser penhorado para pagamento de dívidas do inquilino.
Seguro Incêndio
O seguro incêndio é um serviço que protege o imóvel contra danos causados por fogo, raio, explosão e queda de aeronave. Sua importância é enorme, visto que os danos em questão podem até, dependendo da gravidade da situação, causar a perda do imóvel.
E, mesmo que este não seja o caso, o seguro cobre os prejuízos de ordem estrutural causados pelos danos, garantindo que o impacto do acidente seja o menor possível. Quando consideramos que o Brasil faz parte dos países onde mais morrem pessoas por incêndios no mundo, este seguro se mostra ainda mais importante.
A Lei do Inquilinato no seu artigo 22 determina que o seguro incêndio na locação é obrigatório.
O valor do seguro incêndio é calculado previamente para que já esteja vigente a partir do momento que o inquilino entrar no imóvel.
Outras Notícias

Conheça o Seguro-fiança e as vantagens dessa modalidade de garantia locatícia
O seguro-fiança é uma modalidade de garantia que tem se tornado cada vez mais popular no mercado imobiliário. Ele é uma al...
Lei afasta impenhorabilidade no caso de fiança em contrato de locação
A Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), sob a sistemática dos recursos especiais repetitivos (Tema 1...
Multa não Pode Ser Cobrada de Inquilino Transferido pelo Empregador
O parágrafo único do art. 4º da Lei do Inquilinato estabelece que, na hipótese de transferência para prestar servi&cce...